quarta-feira, 4 de abril de 2012

A reclamona

Nada mais chato do que ficar ao lado de uma pessoa que reclama de tudo, não é verdade?!


Num restaurante, por exemplo, coloca defeito em todos os pratos, no jeito dos garçons, na variedade das sobremesas, enfim... é praticamente impossível agradá-la.

Ela sempre tem razão. Se a família está escolhendo os sabores para pedir a pizza, e sua vontade não é atendida, logo perderá o entusiasmo e sua cara amarrada vai fazer questão de estragar a refeição de todo mundo.

O que é engraçado, é que geralmente as pessoas 'reclamonas' descontam em algumas pessoas - mas não em todas. Voltando ao exemplo da pizza, em família ela faz um escândalo, já num grupo de amigos, para agradar e ser aceita, come até o que não gosta. Isso prova o quanto é guiada pelas emoções - e não pela sua inteligência.

O pior acontece quando uma mulher reclamona casa. Ela pode, simplesmente, transformar um excelente marido em um homem frustrado.
Se ela seguir sua tendência de SÓ olhar os defeitos, sempre achará algo de ruim. Talvez o marido, com toda boa vontade, a ajude a limpar a casa, por exemplo. Ao invés de agradecer ( e fazer os ajustes quietinha e em outro momento, se for o caso), ela começa a apontar todos os defeitos e reclamar de tudo o que ele fez. O que vai acontecer? Ele certamente não terá mais prazer em ajudar - afinal, na visão de sua esposa, ele só atrapalhou!

Eu fiz isso um dia e me senti extremamente mal. Eu vi o quanto eu tinha desprezado o gesto de quem amava, com o poder destrutivo que as palavras têm. Então aprendi a lição e agora mordo a língua antes de falar algo que vá fazer mal! Se tiver que falar, que seja sugerindo, comentando - e em outro momento, mas não reclamando e apontando os erros dele como uma maluca! Graças a Deus aprendi antes que tirasse o entusiasmo dele em me ajudar.

A Bíblia é a melhor 'revista sobre comportamento' que possamos ler.
Veja o que ela fala sobre esse assunto:
"Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa (brigona) e iracunda (mau humorada, que não domina a própria ira)" Pv 21:19
"O gotejar contínuo e a mulher rixosa são semelhantes" Pv 27:15 (Imagine uma goteira pingando perto do seu ouvido sem parar. Tem como não se irritar?!?!)
Talvez você diga: 'eu sou jovem, nem penso em casar'. Mas isso também é para você! 


Uma pessoa reclamona faz mal pra família, pros amigos,e , especialmente... A SI MESMA! 

É como mulher-bomba! Acumula tantos sentimentos e emoções explosivas que pode estourar a qualquer momento (e causar grandes estragos!).

Corte o fio certo ( o orgulho) e desarme essa bomba. Admita que precisa mudar! Todos nós precisamos!!!
Segure-se quando aquela vontade incontrolável de reclamar de alguma coisa aparecer. Seja a mudança que você quer ver... ficar reclamando o tempo inteiro não ajuda - pelo contrário!

Você se tornará mais leve. Mais calma. Uma pessoa mais agradável!
Eu luto todos os dias para controlar minhas emoções e não ser uma 'mulher-bomba'... e você?!
"A mulher sábia edifica a sua casamas a tola a derruba com suas próprias mãos" Pv 14:1

Um comentário: