segunda-feira, 26 de março de 2012

Ser discreta é ser tímida?!

Discreta: reservada, prudente, moderada (não exagerada)

Tímida: tem receio de desonra, medo de perder os créditos, 'passar vergonha'


Muito se fala na importância de uma mulher que quer agradar a Deus ser 'discreta'. Muitas vezes, por falta de conhecimento e inexperiência, ao invés de discretas, nos tornamos tímidas. Ficamos fechadas como uma rua em reformas: cheias de cones e faixas impedindo o acesso.
Eu mesma passei por isso. Era muito de dar risada alta com as amigas, fazer comentários desagradáveis com os meninos (eu tinha muitos amigos homens), falar palavrão (só para ficar 'familiarizada' já que todo mundo falava). Logo que me converti, por medo de falar demais, 'me fechei'. Passei a ser muito calada, pensava "quem não fala nãopeca". Eu não queria ser uma religiosa, uma fanática, longe de mim isso! Mas tinha tanto medo de desonrar a Deus, que não falava nem o que era necessário falar. Me enfiava num livro na biblioteca para que, de preferência, não viessem falar comigo.
Com o tempo percebi que Deus não queria isso de mim. Eu deveria, sim, ser reservada, me resguardar dos comentários cheios de malícia que me trariam danos, mas que deveria, sim, falar o que era necessário. Afinal, como meus amigos ficariam sabendo que eu estava feliz, tinha me livrado da depressão e era uma nova pessoa, se eu havia me tornado uma 'anti social'?!
Passei a me juntar com eles novamente. Eu não era mais a mesma pessoa, era visível! Esperava levantarem um assunto que estivesse sendo falado na televisão, por exemplo, para então dar a minha opinião. Sem impôr nada,  com um tom de voz audível apenas para quem estava próximo, sem fazer escândalos, apenas a minha opinião - que eu sempre orava para que fosse a de Deus também-.
Foi aí que eu passei a poder ajudar as pessoas, que vinham me contar problemas e pedir um aconselhamento. Por eu não ficar falando dos outros ou do que me contavam, isso gerava segurança para as pessoas. Sabiam que podiam confiar, pois eu era discreta e não iria expôr ninguém. Eu pensava antes de falar, e isso me levava a agir pela razão, e não pela emoção ou calor do momento.
Se você tem sido como eu era - ESCANDALOSA-, mude. Lhe fará muito bem. Você será respeitada.
Se você tem sido como eu era - TÍMIDA-, e vive se escondendo de tudo e todos, mude. Lhe fará muito bem. Você terá oportunidade de ajudar
Se você quer ser DISCRETA, como eu tenho buscado ser, comece já. Você passará a influenciar positivamente as pessoas. Um diamante precisa ser lapidado para aumentar o seu valor. E uma mulher discreta nos dias de hoje certamente, é muito valiosa e apreciada!

PS.: Homens, isso também vale para vocês.  "A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias." Pv 19:11 ou seja, "A pessoa sensata controla o seu gênio, e a sua grandeza e perdoar quem a ofende" (NTLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário